domingo, 11 de dezembro de 2011

Monitoramento indevido dos celulares com Android


Se você  ouviu algo sobre malware, keylloger, ou software que roubava dados de alguns celulares com android você terá a explicação agora:
Em resumo, parece que é verdade, e tudo indica que algumas operadores instalaram um programa em alguns celulares com andriod que pode capturar vários tipos de dados dos clientes.
Abaixo um trecho da matéria Smartphones: nossa privacidade não vale nada 
“...Tudo começou em 14 de novembro, quando Trevor Eckhart, desenvolvedor Android, publicou em seu site a acusação (Link para a matéria da acusação) de que a CarrierIQ ( link site da CarrierIQ ), empresa que monitora o desempenho de celulares inteligentes, vende software malicioso que vem sorrateiramente instalado em smartphones americanos vendidos pelas operadoras Sprint e Verizon, entre outras. Os telefones afetados incluem aparelhos Android, Blackberry, HTC, Nokia, Samsung e vários modelos de tablets.”
Leia a matéria completa em: Smartphones: nossa privacidade não vale nada 
Fonte:  oglobo.globo.com


Claro que a Google se pronuncionou pelo ocorrido:

O Presidente-executivo da Google, Eric Schmidt, nega instalação do Carrier IQ em Android durante o evento 'Freedom Online', na Holanda. Fonte: MICHAEL KOOREN / REUTERS
A Carrier IQ criou o software para que os operadoras, incluindo grandes nomes como a AT & T e a Sprint Nextel, pudessem instalá-lo em dispositivos móveis. O sistema transmite dados para a Carrier IQ e permite que as operadoras tenham melhor desenpenho dos dispositivos em suas redes móveis.
- O Android é uma plataforma aberta. Então, é possível que pessoas construam um software que realmente não seja muito bom para o usuário. Este parece ser um - disse Schmidt.
Leia em:
Fonte: oglobo.globo.com

A PCWorld também reforça que os usuários em potencial que podem ter o Carrier IQ instalados são so que compraram o aparelho de operadoras e que os que compraram debloqueados no varejo e ou utilizam Roms otimizadas (falarei em breve mais sobre este assunto – Android Roms Otimizadas) estão praticamente isentos....
Leia matéria na íntegra aqui: Descubra se seu Android tem o Carrier IQ
Fonte : pcworld 


Felizmente há inúmeros aplicativos no Android Market que detectam e/ou removem o Carrier IQ, segue lista de apps para Android: 


Recomendação do FrotaAdriano: Instale e verifique, não custa nada verificar, e nos dê retorno aqui no blog se tem ou não, qual o aparelho/versão e operadora....


Nenhum comentário: